quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Minha opinião sobre Belo Monte

Não entendo muito de questões técnicas e cientificas sobre usinas ou hidroelétrica não sou um especialista no assunto, mas gostaria de me manifestar sobre a construção da Usina de Belo Monte.

Estão construir uma usina alagar uma quantia imensa de terras (florestas) para construir esta hidroelétrica que ira gerar muita energia para nos o povo Brasileiro. Neste processo de construir uma hidroelétrica irão retirar mais de uma dezena de povos indígenas...

Vendo alguns dados sobre Belo Monte “Conforme os últimos ajustes no projeto da hidrelétrica, os empreendedores estimam que a usina provocaria o alagamento de cerca de 640 Km2 (área maior que a cidade de Curitiba, com seus 435 Km2).” Só nas cidades próximas “mais de 300 mil habitantes dos municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Anapu, Vitória do Xingu, Medicilância, Gurupá, Brasil Novo, Placas, Uruará e Pacajá, das 14 milpessoas que vivem nas Resex do Rio Iriri, Riozinnho do Anfrísio, Verde para Sempre e Médio Xingu, e das 21 comunidades quilombolas da região, ainda não se sabe o número exato de pescadores, pequenos agricultores, garimpeiros e outros que seriam afetados pela usina.De acordo com o projeto inicial da obra, cerca de 20 mil pessoas seriam desalojadas de suas terras e casas, mas o número pode chegar a 40 mil pessoas, de acordo com especialistas que acompanham o projeto”. sem contar os indígenas que habitam “A Bacia do Xingu é habitada por 24 etnias que ocupam 30 Terras Indígenas (TIs), 12 no Mato Grosso e 18 no Pará. Todas estas populações seriam direta ou indiretamente afetadas à medida que o Xingu e sua fauna e flora”

Podemos perceber que os maiores prejudicados são os povos indígenas, durante centenas de anos ou melhor ate hoje matamos a cultura indígena, matamos os povos indígenas, matamos as nações étnicas indígenas, exterminamos os reais donos desta terra, isso tudo nós os Brancos(negros hoje também) desrespeitamos estes povos tradicionais.
Os índios nãos querem a energia que será gerada por esta hidroelétrica, os índios não precisam do que nos brancos capitalistas queremos... nos capitalistas desumanos consumistas queremos consumir e consumir, e a energia gerada em Belo monte servira para nós os consumistas consumir mais.
É inaceitável que após tantos anos matando índios ainda continuemos com as antigas expedições de “bugreiros” onde se montavam coletivos de colonos para matar índios e como prova da caçada traziam as orelhas dos índios/as. Belo Monte é uma “Caçada” de índios, e a culpa desta caçada é nossa que fiquemos com a bunda no sofá imaginado o que iremos consumir...

Os indios não querem se separar da fauna e flora da floresta, esta florresta que para nos é um monte de mato de terra improdutiva (pois não gera lucro pra ninguém) para os povos indígena é a essência do seu viver, pois a mata é a vida do índio. Alguns depoimentos de indígenas mostra a opinião dos indígenas sobres suas terras e sobre Belo Monte:

“A Funai e o ministro [Edson Lobão] não nos consultaram para construir barragem. O que nós queremos? Que a mata, as florestas, a terra e os animais continuem vivos para servir nossa alimentação” (Amiloti Kayapó)
“Nós índios vivemos do peixe do rio, nós índios dependemos do rio, da floresta, da terra, para poder sobreviver. Na terra nós plantamos, na floresta, nós caçamos, e no rio tem o peixe que nós pescamos para alimentar nossa família” (Cacique Megaron Kayapó)
“Eu não quero a construção da barragem Por quê? Porque eu quero que o rio continue com vida igual a nós. Eu quero que o peixe, os animais e os outros seres vivos continuem vivendo em paz. Por isso não aceito a barragem” (Cacique Raoni)
“Nós temos filhos, netos, crianças e adultos e vivemos na floresta, nossa terra. Precisamos da floresta para nos alimentar. Por isso eu, como mulher, estou lutando junto com os homens para impedir a construção da barragem de Belo Monte” (Iredjo Kayapó)
“Se Belo Monte for mesmo construída, muitas coisas vão ficar diferentes. Os peixes vão desaparecer, porque o alagamento pode fazer o peixe se espalhar e vai ser difícil. Vai matar tudo o que a gente tem” (Cacique Sadea)
“Nosso alimento principal é o peixe. Se cercar, se fizer essa hidrelétrica, vai diminuir a desova do peixe. Como é que vai ficar?” (Kayulu Yawalapiti)

Para você aquele lugar não é importante, mas para o índio é! Da mesma forma que você não deseja que tomem sua casa, por que a casa do índio pode ser roubada?
O extermínio destas culturas destes índios é de responsabilidade nossa também...

Fontes: http://www.xinguvivo.org.br/

Nenhum comentário: