segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Estar a Caminho

A anos que milito na pastoral da juventude, quem sabe um longo caminho que se deu na construção de cada passo, na vida em grupo e no processo de educação da fé, hoje sei que não sou uma grande referencia, mais tenho a certeza que posso discernir vários pontos que se da neste caminho, as vezes tão longo, estreito, e com muitas pedras que impedem a passagem de multidão, e só permite a passagem de um a um.
“O caminho se faz caminhando” uma frase que sempre escutei e tento levar para minha experiência pessoal, pois “feliz é o caminhante que já partiu” e sinto esta felicidade de ter partido, encontro estas barreiras que desanima quem esta seguindo como peregrino às vezes estas pedras se dão em quem esta tão próximo mais se encontra como proposta tão distante.
Falar da vida neste caminho não é fácil, e gostaria de trazer aqui algumas inquietudes que não me deixa em paz, inquietude boa quem sabe, como nos diz Leonardo Boff “crise oportunidade de crescimento” mais trazer esta pedras, inquietudes, crises ou outro nome que se da para a vida em grupo e refletir nossa vivencia como membros de uma igreja, que nos primeiros tempos tinha como nome “seguidores do caminho”, isso me faz lembrar do grande profeta Bitinho* que falava isso em varias oportunidades. E quando se retorna isso lembro o que ele nos ensinava, e ate mesmo o que outro padre falava sobre ser igreja, E que igreja queremos seguir?
E isso remete a opção da igreja pela juventude, aqui mais claramente uma opção pela Pastoral da Juventude, sempre fui e serei a favor de se respeitar as diferenças, pois cada um escolhe seu caminho. Mais eu acredito que hoje se perde esta opção pela pastoral da juventude pelo seu “jeito de ser, crer e viver”, a opção é muito maior por grupos que conseguem e querem lotar ginásios de jovens. Mais por que isso? Isso se da pela opção de igreja que queremos fazer? Ou pelo simples modismo e acomodações de nossas lideranças leigas e eclesiais, que desemboca em uma opção de igreja diferente daquela igreja “caminho”, uma igreja que vem na onda deste sistema escroto, que diz que tem que ser agora, que não importa o outro, que eu sou o centro de tudo, que a minha salvação vale mais que a vida comunitária que nos leva a Deus. Não sei o que seria mais sei que seria um pouco de tudo.
E por quer optar pela PASTORAL DA JUVENTUDE? Se a PJ esta contra tudo o que esta dado como verdade? Como militante sinto a dificuldade de cada vez mais ampliar esta opção pelo “caminho”, não da juventude que se encontra na base, pois ela esta a “caminho” mais a dificuldade de fazer nossa igreja optar pela igreja “caminho”. Retorna-me a pergunta de que igreja queremos ser, e assim assumir uma missão? Uma igreja que faz uma opção contra este sistema individualista, ou uma igreja que se acomoda e segui a maré? Perguntas difíceis que não poderemos responder em nome da “igreja”, pois somos diferentes e dentro dela pensamos diferentes, e não somos nos quem damos a maioria das diretrizes, ou quando damos não seguimos elas.
Mais a opção pela PJ se da nesta opção de ser “igreja a caminho”, tendo a certeza de que isso não será fácil, e não será em grandes encontros tão “bonitinho” de se ver, que se Dara uma opção de “igreja caminho”, optar pela PASTORAL DA JUVENTUDE, compromete leva a missão de ir em busca, de sofrer as dores da cruz, de estar no caminho do calvário, de você ter a certeza de que esta indo contra tudo, que terá que superar o “mundo” , compromete a assumir a missão de estar no povo e ser povo, de se despojar de seus “poderes” seja eles eclesial, episcopal ou de lideranças da igreja, ser todos em um, assumir o compromisso de estar no “caminho” seja ele tão duro que pode nos custar a vida... Mais da à certeza de quem esta neste “caminho” que ser esta igreja é lutar pela tão sonhada civilização do amor, é acreditar, é sonhar, é ter “mil razoes para viver”.
Mais como militante desta Pastoral que se coloca a caminho, venho pedir a todos que optem sim pela PASTORAL DA JUVENTUDE, que não desistam de “caminhar e de estar a caminho”, pois como os caminhantes de Emaús que mesmo caminhando e escutando o mestre falar e sabendo que seus corações queimavam, não aceitavam que seria ELE, pois virão ELE na cruz, mais tiveram a certeza quando virão partir o pão, que possamos também esperar pela partilha , mais a partilha se Dara quando assumirmos o compromisso de dizer “fica conosco, pois já é tarde” e assim termos a certeza que o caminho não foi em vão, pois a partilha acontecera no grande banquete. Optem pela PASTORAL DA JUVENTUDE faça este “caminho” e acredite que “é caminhado que se aprende a caminhar”

Rodrigo Szymanski
militante da PJ

¨* Padre Ludgro Buss, assessor, amigo, profeta da Pastoral da Juventude diocese de criciúma sc, faleceu de câncer no dia 10/01/2007

Nenhum comentário: