quarta-feira, 27 de agosto de 2008

praticas religiosas

Hoje troco de canal da televisão quando vejo um programa de televisão em um canal de “deus” com um nome bem sugestivo show de graças,(a canais católicos com praticas semelhantes) paro e olho aquilo admiro um senhor falando de “curas” “libertação” e muito mais... Em pouco tempo ele oferece “cd’s” que ajudam a edificar o reino dos céus, eu penso em como isso pode ser verdade? Talvez fosse somente um sonho meu, mais não era um sonho-pesadelo, era a mais triste realidade, estão conseguindo transformar a Fé em nosso Deus em mera mercadoria de troca pela cura do espírito, ai que surge-me em minha cabeça uma passagem bíblica que diz que “muitos virão em meu nome mais não serão meus” é talvez era disso que Jesus fala dos hipócritas que fazem do reino uma grande mercadoria, logo surgira um anuncio em algum lugar vende se lotes no céu tratar com o pastor tal (aqui cabe a pregadores e padres) que é credenciado a vender estes lotes...
Ai aparece ao fundo uma bandinha de cantores que canta letras tenebrosas falando de satanás que comanda o “mundo”, paro e começo a rir por que me lembro de tantas musicas sem um compromisso de caminhada da comunidade que é cantada só por que tem uma dançinha de palmas e levantar as mãos... ai penso em alguns textos do padre Zezinho quando ele fala da postura de ser musico de DEUS...
Mais ainda não termina o “circo” depois de oferecer mais produtos para ajudar a obra dos pobres pastores sofredores, aparece um pastor que inicias palavras desconectas me lembro que o padre Marcelo também reza assim diz ele que é na língua dos anjos, eu paro e penso em uma frase de um amigo padre” isso esta mais para torre de babel...”, ai um grito forte e uma mulher cai no chão se batendo, o “martelador” diz em voz alta e com tom de autoridade “em nome de Jesus saiaaaaa, ohhhhhhhhhhh” “saia satanás” e assim se vai em cantos, falas em línguas estranhas(palavras desconectas) berros e choros, o descarrego a “libertação” e outros nomes dados, estes atos muitos comuns em movimentos pentecostais, que usam a chamada “camisa de força” para assim prender seus fieis acusando de estar nas prisões das amaras do “mundo”, de viver no pecado, de não ter encontrado Jesus e assim se segue o festival de FE, uma dita fé que não cabe em mim acreditar que via força ou hipocrisias se encontra Deus.
Ainda escuto no “show da fé” o cara falar para o povo se livrar das coisas demoníacas que estão no ser humanos, ai ele sita: homossexualismo, a pobreza. Me indigna em ver o preconceitos com os homossexuais será que cristo em sua passagem na terra abominava estas pessoas? Será que não era o cristo que ia ate os leprosos e pessoas com outros “demônios” conviver com eles? E a promessa de riquezas esta na construção do reino de DEUS ? se você e pobre reze que foi Deus quem te quis assim, este não é o meu DEUS.
Escrevo com medo das novas velhas praticas religiosas que estão ai seja ela na igreja católica ou não que faz um grande show a fé e se esquecem de viver a proposta evangélica, o compromisso comunitário da fé de crescer juntos e dividir todos os seus pertences em uma grande família, refletimos nos sobre a pratica religiosa que esta dada que caminha do lado igual ao sistema isso é o mundo... que prestemos mais atenção em quando falar que isso é de Deus e isso é do mundo fazer uma analise e ver como classifiquemos isso? Este grande mercado de graças que as religiões(movimentos) pentecostais fazem não seria a concretização do mundo como um grande imaginário do divino?.
Busquemos assim a construção do reino definitivo sendo critico a tudo o que é dado como verdade para nos. A melhor forma de ser igreja que eu acredito é em comunidades de discípulos e discípulas de Jesus... é no chão que nasce a Fe ...
Na paz do cristo libertador, aquela paz inquieta aquele abraço

Rodrigo Szymanski

2 comentários:

♫N@n@♪M@lheiros♫ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
♫N@n@♪M@lheiros♫ disse...

Puxa vida, verdad + trist essa q vc expôs... tbm conversei mto sobre isso com meu pai esses dias... ateh curas tem gent fzdo na tv... e me pergunt ateh q pont a humanidad evoluiu... parec q a mensagem d Jesus, dpois d 2000 anos ainda ñ foi mto entendida... :-/