sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Pastoral da Juventude


Pastoral da Juventude (PJ) é uma organização de jovens brasileiros ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e alinha-se à Teologia da Libertação.
Fundamentalmente a Pastoral da Juventude é organizada desde os Grupos de Base, formada por jovens nas comunidades, até a Coordenação Nacional. A instância máxima de é a Reunião Ampliada. Nela são definidos projetos, prioridades e é eleita a secretaria nacional.
Na estrutura da Pastoral da Juventude, a Secretaria Nacional é um serviço que junto da Coordenação Nacional é responsável por dar conta da organização de um modo geral. Esta estrutura se repete nas instâncias inferiores (regionais, dioceses, paróquias) até chegar aos grupos de base.


Metodologia e ação
A sua metodologia baseia-se no método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar e sua ação é voltada para que o jovem em seu ambiente ou localidade torne-se um cidadão pleno através do Processo de Formação Integral, que visa desenvolver todas as dimensões da vida.
Formação integral é uma formação que atende:
A dimensão afetiva, ajudando a pessoa;
A dimensão social, integrando a pessoa no grupo e na comunidade;
A dimensão espiritual, ajudando a crescer na fé;
A dimensão política, desenvolvendo o senso crítico e ajudando a tornar-se sujeito transformador da história;
A dimensão técnica, capacitando para a liderança, planejamento e organização participativos.
Esse processo acontece desde quando entra em um grupo de jovens até tornar-se um militante na própria Pastoral da Juventude ou em outros Movimentos Sociais.
A PJ tem opção preferencial pelos jovens pobres e desenvolve projetos que visam a melhoria das condições de vida a partir do ambiente em que vivem. Esses projetos acontecem através de ações buscam o fortalecimento da Cidadania dos próprios jovens.
Hoje a PJ está organizada em todo o Brasil e segundo pesquisa realizada entre 2005 e início de 2006 pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e do Setor Juventude da CNBB, possui em torno de 50.000 (cinqüenta mil) grupos de jovens.


Um comentário:

Desa disse...

Que todos os jovens possam se encontrar,e encontrar a Deus,no meio dete mundo tão perverso e cruel..Que essa pastoarl tão rica do Amor de Deus possa unir muitos jovens neste mundo afora..Continuem assim com um ideal,com perspectiva..Amém..